
O direito vai mudar nos próximos 5 anos, muito mais do que mudou nos últimos 200 anos! Assim, qualquer profissional jurídico, com interesse de se destacar nesse novo mundo, terá que adquirir novas habilidades, as quais serão essenciais para o seu sucesso.
O mundo está em constante transformação e as inovações tecnológicas estão a favor de todos os profissionais, inclusive o profissional de direito. Atualmente o termo “advocacia 4.0” é usado para evidenciar a inclusão de metodologias utilizadas no mundo digital dentro de escritórios de advocacia. Diante disso, é possível buscar uma redução considerável de gastos, automatizando rotinas e desenvolvendo uma relação mais próxima com o cliente.
Profissionais que aderem à advocacia 4.0, precisam compreender o novo cenário e desenvolver habilidades totalmente desconhecidas por advogados convencionais. Não estou falando que o advogado 4.0, tão somente, precisa manter-se conectado e presente em redes sociais ou implementar um software jurídico em seu dia-a-dia, mas sim estar próximo às atualizações e transformações que a tecnologia proporciona para a atuação jurídica.
Ocorre que cada vez mais o senso de urgência atrelado à necessidade de provisões está sendo necessário no ambiente jurídico, no mundo atual as tomadas de decisões cada vez mais entra no cenário de importância, originando cada vez mais um mercado exigente que consequentemente colabora para a construção de um profissional que tenha que entregar além do convencional.
Com base na introdução apresentada, indaga-se, quais as vantagens um advogado alcança, quando se aprimora na “advocacia 4.0”
Produtividade acelerada/aumentada – Com a automação interna de processos e uso da inteligência artificial, seu departamento irá conviver com aumento da produtividade em equipe em relação às tarefas cotidianas, transformando as atividades menos burocráticas e travadas.
Melhoria constante na qualidade de serviços – Com atribuições do profissional 4.0, o mesmo terá mais acesso à informação e controle de qualidade, logo as conquistas de conhecimentos acerca de inovações tecnológicas melhorarão a qualidade do serviço entregue, contribuindo assim um maior valor ao que lhe é ofertado.
Otimização de tempo – A inclusão das ferramentas tecnológicas será necessária, mas também o importante é saber manusear de formar assertiva, com isso, os recursos tecnológicos fornecerão facilidade na identificação de cada caso e tomadas de decisões pragmáticas, consequentemente terá um melhor uso do tempo economia significativa de trabalho repetitivo.
Economia – Utilizando-se de todos os requisitos de um profissional 4.0, seu escritório consequentemente terá tarefas executadas com excelência em menos tempo, colaborando para uma redução de custos considerável, seja financeiro ou de tempo.
Com base no acima mencionado, obtém-se compreensão de alguns dos benefícios que advocacia 4.0 alcança, no entanto, alcançar desenvolvimento tecnológico não é suficiente para o crescimento na carreira nesse novo mundo, pois, igualmente importante é o profissional desenvolver suas habilidades na gestão e na compreensão da tecnologia utilizada. Como exemplo, podemos mencionar:
Entender que a tecnologia é sua aliada – O maior erro é achar que seremos substituídos por robôs ou determinada I.A (inteligência artificial), é um pensamento muito equivocado, ocorre que as tarefas e obrigações serão alteradas, surgiram novas oportunidades, para um advogado não será mais um diferencial sua capacidade de apenas saber sobre Leis, será preciso entender e dominar o acesso a informações e tecnologia para entrega de mais resultados e atingir objetivos satisfatórios ao seu cliente e processo.
Ser Inovador e Criativo – O acesso à informação está garantido por todos, ocorre que o advogado não pode atrasar nas suas entregas ou demorar para tomar decisões e executa-las, o cliente estará monitorando a todo momento, diante disso, é necessário ter a capacidade de enxergar a mesma situação através de outras várias maneiras a fim de entregar um resultado não esperado e positivo.
Entregar o que tem valor para o cliente – O foco tem que ser sempre na experiência do cliente, a tecnologia deverá ser utilizada não apenas para resolver dificuldades diárias, mas sim diminuir a distância e aprimorar o relacionamento, isso se consegue, por exemplo, utilizando ferramentas de busca, feedbacks, satisfação das entregas, fornecimento de dados relevantes e que tenham relevância na rotina do cliente.
Atualização e desenvolvimentos das Soft Skills – O que difere o ser humano das máquinas é sua inteligência emocional, logo esse diferencial tem que ser desenvolvido na advocacia 4.0. Desenvolver capacidades emocionais como resiliência, curiosidade, escuta ativa, resolução de problemas e conflitos, auto-responsabilidade, adaptação, agilidade, dentre outras, são requisitos indispensáveis para o bom desempenho na profissão.
Portanto é compreensível que inserindo em seu plano de trabalho e escritório todas as metodologias e formas de tecnologia elencadas poderá oferecer muito mais resultado ao cliente, possibilitando o acesso a dados internos e externos consolidados em métodos estratégicos com base em análises descritivas, preditivas e prescritivas colaborando para um sólido e sustentável trabalho.
Concluindo, não há como se afastar do ora apresentado se a finalidade do profissional jurídico for alcançar desempenho e destaque na profissão jurídica inserida na advocacia 4.0. Aliar tecnologia ao autoconhecimento, aplicando-o e desenvolvendo-o com a finalidade de gerar valor aos cliente, esse é o caminho.
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